A síndrome de dumping também chamada de esvaziamento gástrico rápido, acontece pela passagem rápida de alimento, com grandes concentrações de gordura e  açúcares, do estômago para o intestino. Isso acontece porque, após a cirurgia bariátrica, o movimento peristáltico fica desregulado. 

Essa síndrome é relativamente comum em pacientes submetidos a gastrectomia, ou seja, cirurgias de ressecção parcial ou total do estômago. Mas, mesmo sendo comum, apenas uma pequena parcela dos pacientes apresentam sintomas severos da doença.

Seu diagnóstico é baseado nos sintomas apresentados pelos pacientes, sendo os principais:

– Saciedade precoce com pequenas porções

– Cólicas

– Náuseas

– Vômitos

– Dor abdominal 

– Taquicardia

– Diarreia

– Fome excessiva

– Desmaios.

É importante lembrar que caso você esteja com esses sintomas, procure um profissional para avaliar e te orientar para diminuir o desconforto. No geral, existem algumas orientações que podem ajudar, são elas:

– Evitar o consumo de açúcar

– Mastigas bastante os alimentos

– Aumentar o consumo de fibras

– Dividir a alimentação em seis refeições diárias

Se as mudanças nos hábitos, recomendadas pelo seu médico, não resolverem o problema, é possível recorrer ao uso de medicamentos para a melhora. 

Essa síndrome é um efeito colateral de cirurgias como a bariátrica, porém é interessante frisar que não há motivos para ter medo, a melhor maneira de evitar esse tipo de doença é ter uma vida saudável e equilibrada mesmo antes do procedimento. Possui dúvidas quanto ao assunto? Entre em contato, agende sua consulta e vamos conversar! 

 

Tire suas dúvidas conosco