De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estudos comprovam que um dos principais riscos para o desenvolvimento de câncer na população brasileira é o excesso de peso. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 13 em cada 100 casos de câncer no Brasil são atribuídos à obesidade.

Em paralelo a essa informação, mais da metade dos adultos brasileiros está acima do peso.Os jovens e crianças da nossa população não ficam por fora dessa porcentagem, cerca de 1 em cada 3 crianças de 5 a 9 anos e 1 em cada 5 adolescentes de 10 a 19 anos estão com excesso de peso. 

 

Cirurgia bariátrica auxilia no combate ao câncer

 

Esse excesso de peso corporal e em alguns casos a obesidade, representa fator de risco para o desenvolvimento de ao menos 13 tipos de cânceres diferentes, como é o caso do câncer de esôfago, estômago, pâncreas, vesícula biliar, fígado, intestino (cólon e reto), rins, mama (mulheres na pós-menopausa), ovário, endométrio, meningioma, tireoide e mieloma múltiplo.

Segundo alguns estudos, a obesidade provoca um estado de inflamação crônica no corpo e acaba aumentando os níveis de alguns hormônios, que promovem o crescimento de células cancerígenas no organismo, aumentando as chances de desenvolvimento da doença.

A cirurgia bariátrica entra como um tratamento eficaz contra a obesidade e consequentemente na redução dos casos de cânceres, que aliado a uma vida regrada por hábitos mais saudáveis e sem sedentarismo reduz significamente as chances de contrair essa doença.

Tire suas dúvidas conosco