A endoscopia digestiva alta é um dos exames realizados no pré – operatório da cirurgia bariátrica, que junto com alguns outros exames, tais como o ultrassom de abdome total e exames laboratoriais, são obrigatórios para a realização da cirurgia.

E por que fazer a endoscopia antes da bariátrica?

Hoje existem diversas técnicas de cirurgia para a obesidade, algumas que causam apenas uma restrição no tamanho do estômago, e outras que além de reduzirem o estômago, também causam uma disabsorção no intestino.

Mas o que existe em comum em todas essas técnicas é a manipulação do estômago, na verdade um grampeamento desse órgão.

E como durante a cirurgia é sempre necessário grampear e cortar o estômago, o mais seguro é examinar esse órgão antes de operá – lo, e a melhor forma de avaliá – lo é olhando ele por dentro, ou seja, fazendo a endoscopia.

E o que é avaliado durante a endoscopia?

Durante esse exame o primeiro órgão a ser avaliado é o esôfago, onde é possível checar se há presença de algum tipo de lesão, em especial as lesões ocasionadas pelo refluxo gastroesofágico, que são as mais comuns de serem encontradas. 

Na sequência é então avaliado o estômago, onde examinamos se existe alguma lesão importante que possa precisar de tratamento antes da bariátrica, ou mesmo lesões que contra indiquem a bariátrica. Além disso, durante a endoscopia é realizada biópsia gástrica para pesquisa da bactéria Helicobater pylori (H. pylori), que idealmente deve ser tratada antes da cirurgia.

Fazer a endoscopia antes da bariátrica traz maior segurança para a sua cirurgia, e é um dos exames obrigatórios do pré – operatório.

Tire suas dúvidas conosco