A cada ano o número de pacientes com diabetes cresce no Brasil e no mundo. Estudos comprovam que o número de pessoas com a doença deve chegar a 642 milhões em 2040, sendo um diabético em cada dez adultos. Além disso, por ser uma doença silenciosa, um a cada dois pacientes não são diagnosticados, o que agrava ainda mais a necessidade de conscientização da população quanto a essa doença. 

 

Cirurgia bariátrica contra a diabetes

 

Se tratando da diabetes do tipo 2, ela se manifesta geralmente na fase adulta e está ligada principalmente a resistência à ação e diminuição da produção de insulina no pâncreas, maus hábitos alimentares e ao sedentarismo. Além disso, a obesidade, colesterol alto, hipertensão e histórico familiar da doença são alguns dos principais fatores de risco.

Ela é uma doença que pode causar sérios problemas para a saúde, por exemplo, cegueira e até amputações. Por isso, é essencial o seu diagnóstico e tratamento certo o mais cedo possível.

Um dos tratamentos eficazes no controle da diabetes e comprovados pela ciência é a cirurgia, dentre elas a cirurgia bariátrica e a cirurgia metabólica. No geral os dois procedimentos são parecidos, porém a cirurgia metabólica tem como principal objetivo tratar contra os componentes da Síndrome Metabólica, que têm como exemplos a hiperglicemia e resistência insulínica. Já a cirurgia bariátrica além de auxiliar com o tratamento, tende a priorizar a perda de peso do paciente. 

O dia 14 de novembro foi nomeada a data mundial ao combate da diabetes. Por ser uma doença silenciosa e perigosa, caso não haja o tratamento correto, há uma enorme necessidade quanto a sua conscientização. Ter hábitos mais saudáveis e uma vida ativa, sem sedentarismo já é um bom começo para se evitar a doença.

Tire suas dúvidas conosco