A endoscopia é um exame de rotina responsável por detectar algumas doenças do trato digestivo, como o refluxo, gastrite e em alguns casos, até mesmo tumores. É comum ainda possuir dúvidas quanto a esse procedimento, confira a resposta de algumas delas:

  1. Existem alguns medicamentos que atrapalham a endoscopia?

Sim, a maioria deles são os anticoagulantes usados para afinar o sangue, como é o caso do ácido acetilsalicílico. Mas é importante frisar que eles não interferem na endoscopia em si e sim em procedimentos como a biópsia ou retirada de pólipos. Pois as chances de sangramento aumentam, já que o sangue fino não coagula.

  1. Que doenças a endoscopia pode detectar?

Várias doenças do trato digestivo, mas as mais comuns são o refluxo gastroesofágico, gastrite, úlceras, esofagites, duodenites, tumores e cânceres de esôfago, estômago ou duodeno.

  1. O câncer pode ser facilmente detectado mesmo no estágio inicial?

Sim, com a endoscopia é possível ter o diagnóstico de um tumor independentemente da fase. Geralmente, quando o caso é de câncer inicial, muitas vezes, ele é removido pela técnica endoscópica, porém em estágios avançados, não podem ser retirados endoscopicamente. Por isso, também, a importância de realizar o exame de maneira preventiva.

  1. É possível ter complicações durante o procedimento? Quais?

A endoscopia digestiva é muito segura e as complicações são raras. Mas, como envolve anestesia, há riscos cardiopulmonares, arritmias, parada respiratória, reações anafiláticas. Outros riscos são de perfuração, sangramentos (após biópsia ou remoção de pólipos) e infecções, causadas pela possível migração de bactérias do estômago para a corrente sanguínea.

  1. O que acontece após o exame?

Após a endoscopia o paciente é orientado a ficar de repouso por cerca de 30 minutos, para se recuperar dos efeitos da sedação. O ideal é que após liberado da recuperação pós sedação, se consuma algo leve e que tenha um acompanhante para levá-lo em casa. É importante lembrar que não é permitido dirigir após o exame e caso sinta algum mal-estar acompanhado de febre, vômito e dores abdominais, deve-se procurar o hospital para avaliação.

Como podemos ver, a endoscopia é um procedimento bem tranquilo, mas muito importante para sabermos como está a nossa saúde digestiva. Ainda possui dúvidas quanto ao assunto? Entre em contato, agende sua consulta e vamos conversar! 

Tire suas dúvidas conosco